Descrição
Kit Fabricação de Gin Cítrico 5 litros
Gim ou gin[1] é uma bebida destilada à base de cereais. Posteriormente passa por um processo de infusão com zimbro e outras especiarias. Tem teor alcoólico entre 37,5% e 50%, dependendo da marca (teor semelhante a outras aguardentes como vodca, uísque ou cachaça).
O gim é conhecido por ser um aguardente aromático. Cada marca se destaca por sua combinação única de ingredientes, dos quais as bagas de zimbro (ginebro) são obrigatórios, por lei. Outros ingredientes podem ser utilizados por cada marca para obter características próprias. Entre os ingredientes mais usados, além do zimbro, estão a canela, cascas de frutas cítricas, sementes de coentro, pimenta-da-jamaica, raiz de alcaçuz, pimenta-do-reino, cássia, farinha de amêndoa e outros.
Tipos
- Genebra – produzido nos Países Baixos, é incolor, mas por vezes cor-de-palha devido ao caramelo adicionado na sua composição. É destilado quatro vezes seguidas pelo processo de destilação pot still.
- London Dry Gin – é o tipo de gim mais conhecido mundialmente. No processo de destilação, recebe infusão de ingredientes aromáticos, como zimbro (obrigatório por lei), sementes de coentro e outros. Em sua fabricação, não pode ter adição de essências nem de adoçantes.
- Old Tom Gin – ancestral do “london dry”, o “old tom” tem adição de açúcar na composição final. Seu sabor faz lembrar a genebra.
- Plymouth Gin – gim produzido na cidade de Plymouth, no Sul da Inglaterra. É conhecido por ter um sabor marcante entre o amadeirado e o terroso, com menor predominância do zimbro. Originalmente era produzido por monges dominicanos, conhecidos na Inglaterra como “black friars” (“frades negros”) por seu robes escuros.
- Sloe Gin – bastante doce, semelhante a um licor, tem cor avermelhada, que lhe é conferida pela infusão de ameixas e outras frutas vermelhas, o que é feito depois da destilação.
- Steinhager – versão alemã da genebra. O nome origina-se da cidade alemã de Steinhagen.
- Gin tinto – criado em Valença, Portugal. Tem 14 ingredientes, entre eles o aneto, loureiro, nevêda, folha de salgueiro, flor de sabugueiro, ervas de São Roberto, erva cidreira, lúcia lima, folha de eucalipto, o alecrim, alfazema, e o cítrico da casca da laranja verde, papoilas e amoras silvestres e perico, um fruto típico de Valença.[2]