Descrição
RauchBier – EXTRATO DE MALTE JÁ LUPULADO
Rauchbier é um estilo de cerveja, produzida a partir de malte defumado. O sabor característico lembra aquele de carne defumada. Devido aos processos de produção, diversos tipos de cerveja antigamente eram Rauchbier, sendo atualmente uma especialidade, por exemplo em Bamberg, na Alemanha.
Estes 3kg de extrato produzem aprox 20 litros de cerveja.
Produção
As cervejas antigamente eram efetivamente Rauchbier. A razão disto está na produção do malte, que deve ser seco para a produção de cerveja. Além da secagem ao sol, que devido a condições climáticas não era possível em todas as regiões, usava-se também um processo semelhante àquele utilizado na produção de chá defumado mediante um forno a lenha aberto. Calor e fumaça fluiam pelos grãos (normalmente cevada) a serem malteados, retirando umidade e tornando o produto conservável. Durante a industrialização novas técnicas foram desenvolvidas, com a utilização de técnicas de aquecimento baseadas em combustíveis fósseis, tais como carvão e óleo. Como estes procedimentos eram mais simples e baratos, ficando o produto a ser malteado livre do contato com a fumaça, substituíram progressivamente os antigos fornos a lenha.
Lendas:
Existem algumas lendas sobre o surgimento da Rauchbier. Por exemplo, no incêndio de uma cervejaria o malte armazenado foi contaminado por fumaça (em alemão: Rauch). O cervejeiro, muito pobre, vendeu mesmo assim a cerveja produzida com aquele malte, e ao contrário de suas expectativas o produto caiu no paladar dos consumidores, de tal forma que ele continuou a produzir cerveja com malte previamente defumado.